Sertânia

Vazamento registrado em reservatório da Transposição do São Francisco

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/03/2017 às 14:28
NOTÍCIA
Leitura:

Vazamento foi detectado entre as estações de bombeamento 5 e 6, no Eixo Leste da transposição
Foto: divulgação/Ministério da Integração Nacional
Um vazamento foi registrado nesta sexta-feira (3) no reservatório Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, técnicos das empresas responsáveis pelas obras da transposição na região já estão tomando as medidas necessárias para conter a água. Ainda segundo a pasta, até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório. 

As pessoas que moram no entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco. O Ministério da Integração informou ainda que reforçou aos moradores de áreas rurais da região de abrangência o pedido para estarem alerta e seguirem as orientações fornecidas por equipes técnicas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sertânia, cerca de 30 a 40 famílias moram na região e estão sendo removidas. As pessoas estão sendo levadas para casas de parentes, para uma escola do município e para um alojamento do canteiro de obras, disponibilizado pela empresa responsável. Ainda segundo a prefeitura, a água já invadiu algumas propriedades no local.

Eixo Leste

O Eixo Leste é formado por seis estações de bombeamento, responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais alto. A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do São Francisco no reservatório de Itaparica, em Floresta, também no Sertão pernambucano, atravessam Betânia, Custódia e Sertânia e terminam na cidade de Monteiro, na Paraíba. 

Além do Eixo Leste, que tem 217 quilômetros, o projeto é formado pelo Eixo Norte, que tem 260 quilômetros. O Eixo Norte (94,52% de execução) está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. 

Mais Lidas