Câmara de Vereadores

Evento em Caruaru discute a importância da participação da mulher na política

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/03/2017 às 11:01
NOTÍCIA
Leitura:

Evento será realizado na Câmara de Vereadores de Caruaru
Foto: Victor Vargas/divulgação
Celebrando 85 anos da conquista do voto feminino, um evento sobre a Importância da Participação da Mulher na Política será realizado nesta segunda-feira (6) na Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A programação começa a partir das 19h30, no Salão Nobre do Poder Legislativo, e inclui uma palestra e apresentação cultural.

A palestra será realizada pela cientista política e professora universitária Ana Maria Barros, que vai debater a participação feminina na política brasileira e o papel da mulher na sociedade. Ana Maria foi a primeira mulher formada na área no Estado. O evento é aberto ao público e realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Participação das mulheres na política

As mulheres conquistaram o direito de votar há 85 anos; a data é lembrada no dia 24 de fevereiro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições do ano passado, o percentual de mulheres que disputaram os cargos eletivos chegou a 31,60% (155.587).

O número ainda é pequeno quando comparado ao quantitativo de homens, 336.819 (68,40%). Para o cargo de vereador, foram 32,79% candidatas. Na disputa para a prefeitura, 12,57% dos candidatos eram do sexo feminino.

Mais Lidas