Transposição do São Francisco

Ministro Helder Barbalho vistoria barragem que registrou vazamento em Sertânia

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/03/2017 às 17:00

Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizou vistoria em reservatórios da Transposição do São Francisco
Foto: divulgação/Ministério da Integração Nacional
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou nesta segunda-feira (6) a barragem do reservatório Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, em que foi registrado um vazamento na última sexta-feira (3). De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, equipes técnicas conseguiram vedar totalmente a dispersão da água na madrugada do último sábado (4)

As obras de reforço da estrutura já foram realizadas e contaram com a instalação de rochas com mais de uma tonelada para garantir a segurança da barragem. "Neste momento, o que transmitimos à sociedade desta região e à população brasileira é a tranquilidade de que o problema está solucionado e a garantia de continuidade das obras, principalmente para permitir a passagem da água do São Francisco e o abastecimento dos estados beneficiados", afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, as equipes da pasta estão elaborando um laudo técnico para definir as razões do vazamento. "Vamos continuar trabalhando para identificar a causa deste problema e assegurar a recuperação da área danificada. Porém, está liberada a elevação da cota do reservatório Barreiro para que prossiga o curso das águas", disse.

O vazamento foi identificado entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) na última sexta. A água chegou a entrar em uma residência, e as pessoas que moram no entorno foram alertadas e removidas da região.

Água do São Francisco vai chegar à Paraíba no sábado

O previsão é de que a água do Rio São Francisco chegue ao estado da Paraíba no próximo sábado (11). A primeira cidade a ser beneficiada será Monteiro. O último reservatório do Eixo Leste, Barro Branco, em Pernambuco, já está em fase de enchimento. Segundo o ministério, somente nos últimos 35 dias, a água avançou mais de 147 quilômetros. No total, as águas já percorrem mais de 182 quilômetros de estruturas. 

Além do reservatório Barreiro, também foram visitados Campos (PE), a barragem Camalaú (PB) e o açude Poções (PB), parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Eixo Leste tem 217 quilômetros de extensão e é composto por seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios. Quando estiver concluído, o Projeto São Francisco beneficiará mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Eixo Norte do projeto está com 94,52% de execução e tem previsão de ser concluído no segundo semestre deste ano, após a finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. Um processo de licitação está sendo realizado para escolher a empresa que substituirá a construtora Mendes Jr., que não poderá executar seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco.