Zona rural

Novo incêndio criminoso é registrado na Serra dos Cavalos, em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/03/2017 às 14:28

Fogo teria sido provocado por carro em chamas, que foi deixado no local, e não atingiu a vegetação
Foto: reprodução/TV Jornal
Um incêndio foi registrado na noite dessa segunda-feira (6) em Serra dos Cavalos, na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O fogo teria sido provocado por carro em chamas, que foi deixado no local, e não atingiu a vegetação.

Segundo a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru, o incêndio foi criminoso, provocado por pessoas que abandonaram o veículo no local. Ainda de acordo com a pasta, o fogo foi combatido por funcionários da secretaria junto com membros da Associação Conhecer e Preservar. 

A secretaria também informou que mantém uma equipe de combate a incêndios à disposição do parque, para atuar na redução dos danos, em tempo hábil, junto com o Corpo de Bombeiros Civil e Militar, moradores e membros da associação.

De acordo com o mestre em Gestão e Políticas Ambientais João Domingos, a situação é preocupante, uma vez que o parque é intercortado por estradas de terra, que favorecem o uso da área para desova. "É um lugar distante, com a vetegação alta. Cria-se uma ambiência de esconderijo", lamenta. Ainda segundo ele, não há fiscalização ou monitoramento próprio que controle o acesso ao local.

No dia 4 de fevereiro, uma moto incendiada provocou um incêndio em área verde na Serra dos Cavalos. O fogo atingiu cerca de cinco hectares de mata atlântica.

Segurança

Sobre a segurança no local, a secretaria informou que o secretário Diogo Cantarelli está em discussão com o exército para a elaboração de um convênio, com o intuito de inibir a ação de criminosos dentro da área do Parque Natural Professor Vasconcelos Sobrinho.