Moto Amiga

Curso de Pilotagem Defensiva deve prevenir acidentes com motos em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/03/2017 às 10:06

Mais de 70% dos pacientes internados por acidente com motocicletas não possuíam habilitação ou nunca fizeram treinamento, de acordo com o Cepam-PE
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Uma parceria entre o projeto Moto Amiga, a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam-PE) vai desenvolver ações educativas e de fiscalização para prevenir acidentes com motocicletas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Serão realizados cursos gratuitos de pilotagem defensiva, fóruns para apresentação dos resultados e discussão das ações promovidas.

De acordo com dados do Cepam-PE, mais de 70% dos pacientes internados em unidades de saúde por acidente com motocicletas não possuíam habilitação ou nunca fizeram algum tipo de treinamento para conduzir o veículo. Portanto, a missão do Moto Amiga é combater os altos índices de acidentes deste tipo.

Segundo a Destra, o curso de Pilotagem Defensiva para motocicletas vai aperfeiçoar o treinamento dos agentes de trânsito, promovendo a capacitação do público em geral habilitado: motociclistas, mototaxistas e motofretistas. Gratuito, o curso será ministrado pela equipe de de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOAII), sob a supervisão da Destra.

Os cursos serão oferecidos nos dias 7 de abril, 2 de junho, 4 de agosto e 6 de outubro deste ano, no Autódromo Ayrton Senna, no quilômetro 62 da BR-104, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A carga horária é de quatro horas/aula, divididas em dois módulos: fundamentos teóricos e aplicação prática. Entre os temas abordados estarão a definição e elementos da pilotagem defensiva, condução em condições adversas e de risco, ultrapassagens, ondulações e buracos, cruzamentos e curvas, entre outros.

Fóruns

O Moto Amiga também apoia o Cepam-PE no desenvolvimento de Fóruns Itinerantes de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto. Nos eventos, são apresentados índices e discutidas ações para diminuir as ocorrências e salvar vidas no trânsito. Os fóruns apresentam o balanço da Operação Lei Seca por todo o Estado e debates com representantes de várias entidades públicas e privadas envolvidas no plano de legislação, fiscalização, saúde e educação.