Cultura

Garanhuns sedia III Bienal do Livro do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/03/2017 às 11:45

Cantor Maciel Melo é uma das atrações musicais previstas na programação
Foto: divulgação/Renata Duarte
O município de Garanhuns vai sediar a III Bienal do Livro do Agreste, dos dias 17 a 21 de maio, das 9h às 21h. A programação do evento, realizado na Praça Mestre Dominguinhos, contará com lançamento de livros, palestras, debates, oficinas, concursos literários, shows, entre outros. Este ano, a bienal homenageia o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares. 

Entre as atrações confirmadas no evento estão o escritor Raimundo Carrero, que vai ministrar a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados.

Os jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia comandam a oficina "Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão". Professores do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os dois ensinarão aos participantes como produzir a notícia conhecendo este processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

A Bienal do Livro também conta com uma atividade especial para os professores: a Jornada Pedagógica, com palestras de capacitação, oficina e entrega de certificado. Os alunos da rede pública e particular de Garanhuns participarão de um concurso literário, que premiará os melhores textos com vale-livros.

Apresentações culturais

O cantor Maciel Melo é uma das atrações musicais previstas na programação, que participará ainda de sessão de autógrafos do livro "A Poeira e a Estrada", uma autobiografia que registra as lembranças da infância vivida no Sertão. O cantor Xangai também confirmou presença na III Bienal do Agreste, em que apresentará seus maiores sucessos. O evento é realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.