Aplicativo

Impacto do Uber será tema de audiência pública em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/03/2017 às 14:51

Em todo o Brasil, são mais de 8,7 milhões de usuários do Uber
Foto: divulgação/Uber
Uma audiência pública será realizada na próxima sexta-feira (17), às 10h, na Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para debater o impacto econômico e social de uma possível implantação do Uber na cidade. A reunião foi solicitada pelo Alberes Lopes (PRP), em sessão na noite dessa terça-feira (14).

Representantes de entidades sindicais e associações como taxistas, empresários, comerciantes, representantes do poder público e representantes do Uber foram convidados, assim como a população em geral. "Nossa proposta é antecipar um diálogo sobre o tema, que parece iminente, para evitar os problemas causados em outras cidades que não abriram o debate com a sociedade", afirmou o vereador, através da assessoria de imprensa.

Motorista do serviço no Recife, Christian Ferreira afirma que já foram realizadas diversas reuniões em Caruaru para recrutar interessados em ser motoristas do serviço. Ferreira morou oito anos em Caruaru e pretende voltar caso o serviço inicie na cidade. Ele era corretor de imóveis e, com a crise, decidiu ser parceiro Uber. "Tenho o know-how de conhecer as duas cidades, acredito que o Uber vai começar em Caruaru muito em breve", afirma.

Audiência pública foi solicitada pelo Alberes Lopes (PRP)
Foto: divulgação/Vladimir Barreto
Apesar disto, a assessoria de imprensa do Uber não garantiu o início do serviço na cidade. Em nota, representantes da empresa informaram que novas cidades estão sendo avaliadas constantemente. "Parte dessa avaliação, que é feita em vários níveis, inclui buscar talentos e compartilhar informações com os cidadãos que queiram ter uma nova oportunidade de renda com autonomia, flexibilidade e dignidade dirigindo na plataforma da Uber, e não significa a entrada imediata da Uber em Caruaru", diz a nota.

Números do Uber

Em Pernambuco, a única cidade atendida pelo serviço é o Recife, desde fevereiro do ano passado. Em todo o Brasil, são mais de 8,7 milhões de usuários do Uber. O serviço chegou ao País na Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. Atualmente, o Uber opera em quase 50 cidades do País. De acordo com o site do serviço, o objetivo é "oferecer por meio do aplicativo, a opção de contratar viagens confortáveis e cômodas para todos os usuários".