Políticas culturais

Representantes do Ministério da Cultura visitam comunidades quilombolas no Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/03/2017 às 12:11

Comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns, é polo de discussões sobre políticas culturais
Foto: divulgação/Ministério da Cultura

As comunidades quilombolas da Curiquinha dos Negros, em Brejão, e do Castainho, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foram visitadas nessa quinta-feira (23) pela chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Maria do Céu. O objetivo da visita é conhecer de perto a situação cultural, o acesso às políticas culturais e projetos desenvolvidos nas regiões.

A comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns, se transforma em um polo de discussões sobre políticas culturais e povos tradicionais, com atividades de formação, apresentações lúdicas e musicais, além de outras expressões da cultura pernambucana em eventos da região.

A comunidade fica a cinco quilômetros do centro da cidade e desenvolve um trabalho com 180 crianças em creches numa luta de resistência, que mostra a riqueza da história dos quilombos em todo o País.

Já o Quilombo da Curiquinha dos Negros é reconhecido pela fundação Cultural Palmares, como remanescente das comunidades dos Quilombos.

Avanços na cultura são necessários

A representante do MinC Nordeste, Maria do Céu, disse que é necessário "estabelecer novos diálogos e exposições sobre o que existe de fato para as comunidades quilombolas e o que ainda precisa avançar nessa cultura local".