Instituto Igarapé

Caruaru é 13ª cidade mais violenta com mais de 250 mil habitantes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/04/2017 às 15:37

Caruaru aparece em gráfico divulgado pela publicação The Economist
Foto: reprodução/The Economist

Uma pesquisa do Instituto Igarapé, sediado no Rio de Janeiro, revela que Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é considerada a 13ª cidade mais violenta do mundo em relação ao número de homicídios por 100 mil habitantes. O levantamento considera os municípios com mais de 250 mil habitantes e que não estão em guerra.

De acordo com os números, em 2016 Caruaru registrou 225 assassinatos, resultando em uma taxa de 64 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa representa crescimento na comparação com o ano anterior, que era de 55,61 em 2015. Em 2017, já foram registrados mais de 70 homicídios na cidade.

Pesquisa divulgada na The Economist

Caruaru aparece em um gráfico divulgado pela publicação inglesa The Economist, na última sexta-feira (31), sobre a pesquisa. O levantamento revelou que a maioria das cidades violentas estão na América Latina. Entre os motivos principais da violência estão o conflito entre gangues, corrupção e instituições públicas fracas. A reportagem também aponta que, no ano passado, a violência caiu nas cidades maiores, mas cresceu em cidades menores.

Repercussão

A repercussão sobre a publicação foi grande em Caruaru. De acordo com o analista político Marco Aurélio Freire, o aumento do desenvolvimento econômico e o fato de o Estado estar menos presente no interior são motivos para o aumento da violência.

Veja na reportagem do "Povo na TV", da TV Jornal Interior: