Fila de espera

Força Aérea Brasileira leva fígado de Caruaru ao Rio para transplante

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/04/2017 às 9:54

Equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) esteve em Caruaru na noite desse domingo
Foto: divulgação/CT-PE

Um paciente que estava na fila de espera para doação de órgãos teve uma boa notícia nesse domingo (2). A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para levar um fígado para o Rio de Janeiro, onde foi realizado o transplante.  A ação foi realizada em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o trabalho de captação do órgão foi feito pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Mestre Vitalino (HMV), onde o doador estava internado. Já o procedimento foi realizado por uma equipe do Hospital Regional do Agreste (HRA).

Doador estava internado no Hospital Mestre Vitalino
Foto: divulgação/HMV

Ainda segundo a SES, o órgão foi ofertado para pacientes pernambucanos. Porém, como não havia compatibilidade, foram procurados pacientes de outros estados. De acordo com a pasta, para realização de transplante de fígado, é necessário ter compatibilidade sanguínea e antropométrica (dimensões). Após a retirada do órgão do doador, é necessário fazer o transplante em até 12 horas.

Dados

Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram realizados 18 transplantes de fígado em Pernambuco. O número foi 13% maior do que o mesmo período de 2016, quando houve 16 procedimentos.