Meteorologia

Sertão de PE registra chuvas no primeiro fim de semana de abril

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/04/2017 às 10:37

Fim de semana foi de chuvas no Sertão de Pernambuco
Foto: arquivo/Agência Brasil

O fim de semana foi de chuvas para os moradores do Sertão de Pernambuco. Foram registradas precipitações em Serra Talhada, Floresta, Calumbi, Triunfo, Petrolina, entre outros municípios. O mês de abril é o último da quadra chuvosa na região.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), das 9h de sábado (1º) às 6h de domingo (2), foram 36 mm de precipitação em Floresta, 5,2 mm em Serra Talhada; 4,2 mm em Petrolina; 2,4 mm em Ibimirim e 1,4 mm em Arcoverde.

Ainda segundo a Apac, das 9h de domingo (2) até às 6h desta segunda-feira (3), foram 17 mm de chuvas em Ouricuri; 14,4 mm de chuvas em Floresta, 7,6 mm em Serra Talhada; 3,8 mm em Ibimirim e 2 mm em Arcoverde.

Nas estações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), foram registrados, da sexta para o sábado, 41 mm em Serra Talhada; 30 mm em Triunfo; 29,3 mm em Calumbi, entre outros. Do sábado para o domingo, as maiores chuvas foram em Custódia (47,33 mm); Floresta (39 mm) e Serra Talhada (31 mm). Do domingo para a segunda, a maior chuva foi em Calumbi, onde choveu 70 mm. Em Betânia, foram 40 mm e em Floresta, 28,8 mm.

De acordo com o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, as chuvas de até 20 mm são consideradas fracas e a precipitação deste fim de semana é considerada comum para esta época do ano. "Abril é o último mês do período chuvoso no Sertão", afirma.

Ainda segundo o meteorologista, as chuvas dos últimos três meses foram poucas em relação ao que era esperado pelos institutos. A previsão é de que o mesmo aconteça nos próximos meses.