Entrevista

Raquel Lyra completa 100 dias de governo em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/04/2017 às 15:36

Raquel Lyra (PSDB) fez balanço dos primeiros 100 dias de gestão na Rádio Jornal Caruaru
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), completa nesta segunda-feira (10) 100 dias de governo. Em entrevista no programa "Repercutindo", da Rádio Jornal local, a chefe do Executivo municipal fez um balanço do período, abordando conquistas e dificuldades. O debate contou com a participação dos comunicadores Iran Carvalho, Dilson Oliveira e Paulo Magrinny.

Entre os destaques apontados pela prefeita está a abertura de 2,5 mil vagas para alunos da rede municipal, com o aluguel de prédios novos, sem precisar aumentar o custo da folha de pagamento. A escola da Vila Canaã, área rural próxima à divisa com Toritama, teve a reforma iniciada, com quase R$ 700 mil de investimento.

Ainda no tema de educação, a gestão enfrenta uma mobilização da categoria dos professores. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Caruaru (Sinteduc) começou um movimento para chamar a atenção sobre o não cumprimento da lei do piso salarial: a categoria vai diminuir o tempo das aulas de 50 para 30 minutos, como forma de protesto. A prefeita pediu paciência: "quem sofre com isso são os alunos". Raquel citou um decreto assinado no fim de março para instalação do Programa Permanente de Negociação da Gestão Municipal, com o objetivo de aumentar o diálogo entre os sindicatos e a prefeitura.

Uma das principais preocupações dos moradores da cidade, a segurança pública, também foi discutida. A prefeita afirmou que nos próximos dias será lançado um comitê de gestão do programa "Juntos pela segurança", cujo primeiro passo será aprovar o plano municipal de segurança pública. No início do ano, um fórum foi realizado para discutir a segurança na cidade. A prefeita também afirmou que trabalha para ampliar a quantidade de câmeras para videomonitoramento. Nos temas de limpeza e iluminação pública, foram lançados os projetos Cidade Limpa e Ilumina Caruaru. Entre as ações realizadas estão remoção de entulhos e metralhas, reposição de lâmpadas nos postes, capinação, varrição, entre outros.

Sobre a Feira da Sulanca, Raquel Lyra informou que foram realizadas intervenções do projeto Cidade Limpa na feira; os banheiros existentes estão sendo reformados e a licitação para a construção dos novos banheiros está sendo realizada; foram feitas intervenções no trânsito, entre outros.

São João 2017

Outro tema discutido foi o formato do São João 2017, alvo de especulações nos últimos três meses. Segundo a prefeita, a festa será descentralizada, com atrações em outros polos, além do principal, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. "O modelo que estava posto de fazer a festa está exaurido. Ninguém aceita mais, nem o Ministério Público, nem o Tribunal de Contas, nem a população. A gente precisa ter mais clareza e mais transparência e nós mudamos a forma de fazer", afirmou. Raquel não divulgou data para lançamento oficial, mas afirmou que será "em breve".

Ouça a íntegra da entrevista: