Educação

"Caruaru Alfabetizado" é lançado em parceria entre prefeitura e MEC

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/04/2017 às 15:40

Programa foi lançado nesta quarta-feira em Caruaru
Foto: divulgação/Roberto Pereira Júnior/Seic

Com o objetivo de alfabetizar 6.500 jovens e adultos até 2019 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a prefeitura e o Ministério da Educação (MEC) lançaram, nesta quarta-feira (12), os projetos Caruaru Alfabetizado, Implementação das Escolas de Tempo Integral e o Melhoria da Qualidade do Ensino da Rede Municipal. Este ano, o investimento será de R$ 650 mil e 1.500 pessoas serão contempladas.

Centenas de pessoas da área de educação participaram do evento, realizado no Centro de Convenções de Caruaru. "É uma boa e uma má notícia, a gente lança um programa para atingir um grande déficit que a gente tem. São mais de 36 mil jovens de 15 anos ou mais e adultos que são analfabetos na nossa cidade", afirmou a prefeita Raquel Lyra (PSDB). "A gente vai conseguir ampliar o acesso à educação para jovens e adultos, melhorando a qualidade da educação em Caruaru e na região", pontuou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O projeto de implementação das escolas de tempo integral e o de melhoria da qualidade do ensino da rede municipal de Caruaru também foram lançados: o primeiro deve apoiar a cidade no processo de implentação de escolas de ensino fundamental em tempo integral, através da transferência de tecnologia, abrangendo a concepção, planejamento, gestão e avaliação das atividades desenvolvidas.

Já o segundo deve apoiar o município na melhoria da qualidade da educação no ensino fundamental (1º ao 9º ano), beneficiando 31.297 estudantes das escolas da rede e terá a duração de três anos, com formaçã continuada dos professores, avaliação processual do desempenho dos estudantes e formação de gestores escolares.

Veja na reportagem do "TV Jornal Meio-Dia", da TV Jornal Interior: