Até 2019

Caruaru lança programa para alfabetizar jovens e adultos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/04/2017 às 8:06

Programa tem como objetivo alfabetizar cerca de 6.500 jovens e adultos até 2019
Foto: divulgação

O programa "Caruaru Alfabetizado" será lançado na manhã desta quarta-feira (12) com o objetivo de ensinar a ler e a escrever, até 2019, cerca de 6.500 jovens e adultos, das zonas urbana e rural. O evento está marcado para as 9h, no Teatro do Centro de Convenções do Senac, e vai contar com a participação da prefeita Raquel Lyra e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

De acordo com a Secretaria de Educação, a gestão toma como base os dados dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O programa é uma parceria do Ministério da Educação, Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) e Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE).

No evento, também serão apresentados os projetos de implementação das escolas de tempo integral e o de melhoria da qualidade do ensino da rede municipal de Caruaru: o primeiro deve apoiar a cidade no processo de implentação de escolas de ensino fundamental em tempo integral, através da transferência de tecnologia, abrangendo a concepção, planejamento, gestão e avaliação das atividades desenvolvidas.

Já o segundo deve apoiar o município na melhoria da qualidade da educação no ensino fundamental (1º ao 9º ano), beneficiando 31.297 estudantes das escolas da rede e terá a duração de três anos, com formaçã continuada dos professores, avaliação processual do desempenho dos estudantes e formação de gestores escolares.

"Vamos promover a superação do analfabetismo entre jovens e adultos de Caruaru. Vamos contribuir para o reconhecimento da educação como direito humano e vamos mostrar formas de fazer da educação a porta de entrada para escolarização das pessoas ao longo de toda a vida", disse a prefeita Raquel Lyra, por meio da assessoria de imprensa. 

Ministro também estará em Bezerros

O ministro Mendonça Filho também irá à Bezerros, no Agreste, onde inaugura duas escolas e uma quadra poliesportiva.  Serão inauguradas a Escola Vicente Ferreira, no bairro Boas Novas, a quadra poliesportiva do Colégio Municipal Monsenhor Florentino e Escola Municipal Claudenize Lopes Maranhão Ferreira (Dona Nizinha).