Abastecimento

Barragem de Pedra Fina, no Agreste, entra em colapso

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/04/2017 às 8:45

Barragem de Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece Surubim, João Alfredo, Orobó, Bom Jardim e parte de Limoeiro
Foto: divulgação/Compesa

A falta de chuvas levou a Barragem de Pedra Fina, localizada em Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, ao colapso. Por causa disto, as cidades de Surubim, João Alfredo, Orobó, e Bom Jardim ficarão provisoriamente sem abastecimento de água da Compesa. Os municípios terão que ser abastecidos por meio de chafarizes e carro-pipa.

O manancial, que tem capacidade de armazenar 6,2 milhões de metros cúbicos de água, atingiu o volume morto e está com 2% de acumulação. A Barragem de Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que além destas cidades abastece parte de Limoeiro. Juntas, as cidades que eram abastecidas pela barragem somam mais de 140 mil pessoas.

Barragem atingiu o volume morto e está com 2% da capacidade
Foto: divulgação/Compesa

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), quando a barragem registrava 27% da capacidade, em janeiro, a companhia já havia ampliado o rodízio de abastecimentos nas quatro cidades do Agreste para preservar o manancial.

As caixas d'água tipo chafarizes serão distribuídas em pontos estratégicos de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó, através de caminhões-pipa. Para a cidade de Limoeiro, que ainda possui outra fonte de fornecimento de água (Barragem de Carpina), o rodízio de abastecimento de água será ampliado. Atualmente, 30% da cidade recebe água durante 24 horas e 70% é abastecida no regime de três dias com água e seis dias sem. A partir de maio, será estabelecido o calendário de três dias com água e nove dias sem para toda a cidade.

Obra

Uma adutora emergencial está sendo construída a partir da Barragem de Siriji, localizada no município de Vivência, na Mata Norte, para melhorar o abastecimento da região. A obra é realizada por meio do Ministério da Integração Nacional, com apoio técnico da Compesa. A conclusão está prevista para acontecer nos próximos 30 dias.