Palácio do Campo das Princesas

Lei que cria Batalhão Integrado Especializado em Caruaru é sancionada

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/04/2017 às 11:55

Biesp contará com efetivo de 420 policiais, que estão fazendo o Curso de Formação de Praças
Foto: arquivo/JC Imagem

O governador Paulo Câmara (PSB) sanciona na tarde desta quarta-feira (26), às 15h, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A nova estrutura funcionará dentro da Área Integrada de Segurança (AIS) 14, no bairro Pinheirópolis, em dois edifícios cujas obras serão concluídas em outubro deste ano.

O Biesp contará com efetivo de 420 policiais, que estão fazendo o Curso de Formação de Praças. Após a formação, os policiais passarão por um curso de 60 dias para a especialização na companhia em que eles atuarão. A unidade levará para Caruaru e os 14 municípios da AIS-14 quatro companhias especializadas, Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, Choque com Cães e Trânsito. Este será o primeiro batalhão neste formato no Interior.

De acordo com o Governo do Estado, o novo batalhão atenderá a necessidade da região de reforçar o combate ao tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, inclusive com ações nas áreas rurais do Agreste. "A ação das especializadas, com estrutura e preparo para fazer operações contra grupos criminosos mais organizados, recobre a área e auxiliará, com maior efetividade, na desarticulação de quadrilhas, impactando na redução dos CVLIs e também nos Crimes Violentos contra o Patrimônio", disse o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, por meio da assessoria de imprensa.

Na cerimônia de assinatura, serão entregues 37 viaturas para unidades do Grande Recife e Interior, sendo 19 caminhonetes 4x4 e 18 veículos do modelo Spin. As cidades contempladas serão o Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Paulista, São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Petrolândia, São José do Egito e Santa Maria da Boa Vista. As viaturas atuarão no policiamento de área, patrulha escolar, rondas nos corredores de ônibus e Operação Maria da Penha.

Plano de Segurança

As ações integram o Plano de Segurança de Pernambuco, apresentado no último dia 12 de abril. Dentro do plano, está prevista a aplicação de mais R$ 80 milhões, até o fim do ano, para renovação e ampliação da frota das polícias. No total, serão 320 novas caminhonetes e 487 veículos utilitários.