Mobilização nacional

Confira quais categorias participam da greve desta sexta em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/04/2017 às 12:03

Centrais sindicais realizam greve nacional nesta sexta-feira
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Diversas centrais sindicais prometem paralisar as atividades em uma greve geral nesta sexta-feira (28) em todo o Brasil. A mobilização é contra a Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista, propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB). Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, algumas categorias já confirmaram participação.

Um protesto envolvendo várias centrais sindicais está marcado para 8h, na Avenida Rio Branco (ao lado do Grande Hotel), no centro da cidade. De lá, o grupo sairá em caminhada até a frente da sede do INSS, na Avenida Rui Barbosa.

Confira a situação de cada categoria:

Bancários

Em reunião realizada na última segunda-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Caruaru e região, que conta com cerca de 400 trabalhadores, decidiu por aderir à paralisação nacional. Segundo o presidente do sindicato, Francisco Lemos, ainda não há como mensurar quantos bancários participarão da greve e se as agências serão fechadas.

Comerciários

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru (Sindecc) informou que irá aderir à greve. A participação da classe é opcional, uma vez que os trabalhadores são de empresas privadas.

Transporte público

A Associação de Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (Aetpc) informou que o transporte público funcionará normalmente nesta sexta-feira (28).

Servidores municipais e professores

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc) também confirmou participação na greve nacional, assim como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sinteduc).

Servidores estaduais

De acordo com a representante do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe) em Caruaru, Adalgisa Miranda, a categoria irá aderir à greve. O sindicato inclui funcionários do DER, Funase, Insituto de Medicina Legal (IML), Ipem, Jucepe, entre outros.

Correios

Em greve, os trabalhadores dos Correios em Caruaru também irão participar da mobilização nacional. A greve da categoria é contra as demissões, o fechamento de agências e a possibilidade de privatização.

Policiais civis

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) indicou, na semana passada, que irá cruzar os braços contra as reformas. A decisão foi tomada duas semanas após o STF determinar inconstitucional a deflagração de greve por policiais e servidores públicos da área da segurança pública.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) informou que todas as unidades do órgão funcionarão normalmente nesta sexta. As Ciretrans funcionam das 7h45 às 13h e as dos shoppings Caruaru e Difusora, das 9h às 21h.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Lula Tôrres, decretou ponto facultativo nesta sexta, em virtude da greve geral. "O Poder Legislativo de Caruaru entende a importância da mobilização popular em busca de seus direitos e por este motivo, não haverá expediente", diz o texto.