Prática

Estudantes de medicina realizam estágio no Samu de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/04/2017 às 11:18

Objetivo da iniciativa é aproximar os estudantes de medicina da rotina do Samu
Foto: divulgação/Samu

Uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai permitir que os estudantes de medicina realizem estágio na unidade. Uma reunião de acolhimento foi realizada nessa quarta-feira (26) para apresentação do funcionamento.

Em um primeiro momento, os estudantes aprenderão técnicas de remoção e imobilização de vítimas, com os médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham diariamente no Samu. Ao todo, 80 alunos irão participar das atividades, que terão duração de sete semanas, com turmas de 20 estudantes por vez. Os horários para as aulas são às 14h e às 17h.

O objetivo da iniciativa é aproximar os estudantes de medicina da rotina do Samu, que conta com mais de 100 profissionais para auxiliar os alunos durante todas as etapas. "No Samu, o profissional de saúde vai até o paciente, no local e na hora em que ele mais precisa, sendo, por isso, um serviço no qual o respeito e a sensibilidade pelas necessidades do outro são indispensáveis", disse a coordenadora do Samu, Ana Elizabete, através da assessoria de imprensa.