Campanha

Maio Amarelo 2017 é lançado nesta quinta-feira em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/05/2017 às 9:39

Campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Movimento Maio Amarelo 2017 será lançado nesta quinta-feira (4), às 19h, no Sest/Senat, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Este ano, o tema da campanha é "Minha Escolha Faz a Diferença", alertando para o uso do celular na direção, conduzir sem o cinto de segurança ou ingerir bebida alcoólica e em seguida dirigir.

A ação envolve órgãos governamentais, empresas, associações, federações e sociedade civil organizada e quer colocar em pauta a segurança viária e mobilizar a sociedade para propagar o conhecimento.

A programação em Caruaru, que não foi divulgada, vai incluir palestras e blitzes educativas. O Maio Amarelo vai focar ainda na conscientização sobre a faixa de pedestres. A ação segue até o dia 31 de maio.

Dados

No ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) emitiu mais de 1,5 milhão de multas e, neste ano, o número já é de 380 mil. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2016, a Operação Lei Seca obteve 1.333 constatações do uso de álcool ao volante e 194 crimes. Em 2017, 373 condutores já foram flagrados dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica.

Além desta infração, a campanha do Maio Amarelo chama atenção para outras, bastante cometidas pelos pernambucanos. Um exemplo é a falta do uso do cinto de segurança, motivo pelo qual 31.443 motoristas foram multados no ano passado. 11.024 passageiros foram flagrados sem utilizar o item de segurança.