Segurança

Operação Rone, da PM, é prorrogada até o fim de maio em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/05/2017 às 16:47

Operação Rone começou no dia 1º de maio em Caruaru
Foto: divulgação/Polícia Militar

A Operação Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária (Rone), da Polícia Militar, será prorrogada até o dia 31 de maio em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A operação começou no dia 1º de maio e encerraria na próxima segunda-feira (15).

A operação, coordenada pelo 4º BPM, tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade na região. O policiamento foi intensificado através de rondas com abordagens, incursões e pontos de bloqueio para combater os Crimes Violentos contra o Patrimônio e os Letais Intencionais (CVP) e (CVLI).

A prorrogação ocorre após a solicitação de políticos como a prefeita Raquel Lyra (PSDB), a deputada estadual Laura Gomes (PSB), o deputado estadual Tony Gel (PMDB) e o vereador Marcelo Gomes (PSB). Eles pediam, porém, a prorrogação até que o Batalhão Integrado Especializado (BIE) fosse instalado em Caruaru. A previsão é de que o batalhão comece a funcionar em outubro deste ano.

Balanço

De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidas 16 armas de fogo, realizadas 21 prisões em flagrante (homicidas, assaltantes, entre outros), apreendidas 284 pedras de crack, 8 pinos de maconha, 442 big bigs, realizadas 9.485 abordagens, paradas 4.728 motos, 456 carros de passeio e revistados 588 bares. Nos 10 dias de operação, foram registrados quatro homicídios em Caruaru.

A Rone conta com a participação de policiais de unidades especializadas como Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto) e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), além do serviço de inteligência, de equipes da Lei Seca e o apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte de Caruaru (Destra).