Contra Uber

Sindicato dos Taxistas de Caruaru nega participação em protesto

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/05/2017 às 9:11

Sindicato dos Taxistas de Caruaru afirma que não organizou protesto
Foto: reprodução/TV Jornal

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Cícero Moreira, disse nesta quinta-feira (11) que a categoria não está à frente de um protesto contra o Uber na cidade. O aplicativo começou a operar na última sexta-feira (5) em Caruaru. "O sindicato não vai participar, a gente orienta que não participe", afirma o presidente.

De acordo com Cícero Moreira, as pessoas que organizam o protesto não têm vínculo com o sindicato, nem representatividade com a categoria. Segundo o presidente do sindicato, o protesto não vai resolver a situação.

Divulgações em redes sociais alegam que uma manifestação será realizada pela manhã, nas principais ruas do centro. O taxista organizador do protesto, Domingos Ribeiro, disse que a pretensão é sair em carreata pelas ruas Capitão João Velho, Vigário Freire e Duque de Caxias. Cerca de 50 taxistas devem participar, entre 11h e 13h. A concentração é nas imediações do Pátio do Forró.

Regulamentação do Uber

Um projeto de lei que trata da regulamentação dos serviços de transporte remunerado individual por meio de aplicativos tramita no Congresso. O texto determina uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar, incluindo uma autorização prévia das prefeituras.

O presidente do Sindicato dos Taxistas afirma que, só após a aprovação da lei é que a gestão municipal poderá tomar alguma decisão. Uma audiência está sendo marcada com a prefeita Raquel Lyra (PSDB) para discutir a situação. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Marcos Beto, também negou que tenha convocado a categoria para a manifestação, pelos mesmos motivos.