História

Caminhada cultural é realizada no dia do aniversário de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/05/2017 às 16:46

Catedral Nossa Senhora das Dores e sede da prefeitura, atual Palácio Episcopal, em 1926
Foto: divulgação

Uma caminhada cultural será realizada nesta quinta-feira (18) no centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no dia do aniversário da cidade. Promovido pela Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), o evento tem como objetivo incentivar que as pessoas conheçam a história dos prédios e monumentos.

Além da participação de acadêmicos com informações, fotos de um acervo de 122 imagens do século XIX serão apresentadas. "Os prédios são da metade do século XIX e estão com as características preservadas", afirma o professor José Urbano, um dos membros da academia. A saída será às 7h, da sede da Acaccil, na Rua XV de Novembro. O evento é aberto ao público.

A caminhada seguirá pela Igreja da Conceição; sede do Banco do Brasil, onde funcionava o Cine Teatro Caruaru; seguindo pela Avenida Rio Branco, onde fica o Palácio Episcopal (Palácio do Bispo), onde já funcionou a prefeitura; a atual sede da prefeitura, onde já foi o Museu de Arte Popular (homenagem a Mestre Vitalino); a Praça Nova Euterpe; a ladeira de Viana; e a Rua Duque de Caxias, onde fica o Museu da Cidade (antigo Mercado de Farinha). O trajeto encerra de volta para a sede da academia.

Acaccil

A Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras foi fundada em 18 de maio de 1982 e atualmente conta com 35 membros. Nesta quinta, a academia completa 35 anos, enquanto Caruaru comemora 160.