Paisagens

Aniversário de Bonito é comemorado com exposição neste sábado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/05/2017 às 15:41

Obra "Pedra do Rosário", de Andreza Silva
Foto: divulgação

O município de Bonito, no Agreste de Pernambuco, comemora 122 anos de emancipação neste sábado (20). Para comemorar a data, a cidade recebe uma exposição gratuita dedicada à natureza. Realizada na Pousada Refúgio do Rio Bonito, na zona rural da cidade, a mostra "Arte no Refúgio da Beleza" exibe quadros de oito artistas de todo o Estado que pintam paisagens.

A abertura, às 16h do sábado (20), será para convidados e hóspedes. A partir de domingo (21), a mostra segue no local até o dia 30 de junho, das 9h às 16h ou mediante agendamento. A escolha do tema se deve ao protagonismo de Pernambuco na vertente artística, que foi reativada nos anos 1970 e 1990 e segue sendo perpetuada, segundo o curador da mostra, Raul Córdula.

"Arte no Refúgio da Beleza" conta com obras de quatro artistas do coletivo atuante em Bonito: Andreza Silva, Alex Freire, Marcelo Júlio e Heron Martins, além de outros quatro que produzem no Recife: Antônio Mendes, Maurício Arraes, Marcelo Peregrino e Luciano Pinheiro.

Trabalho do artista Marcelo Júlio
Foto: divulgação

Ao todo, a mostra conta com 32 quadros, com temas como religiosidade, fauna, flora e vida no campo. As obras são retratadas através de técnicas variadas, como aquarela, tinta acrílica e tinta a óleo. No dia 1º de julho, haverá um leilão para venda dos quadros que compuseram a mostra, além de outros trabalhos dos artistas que expuseram no período.

Bonito

A cidade é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, conhecida pelas cachoeiras e atividades esportivas, como rapel, trilha e arvorismo. Chama-se Bonito por causa do Rio Ipojuca: alguns habitantes da margem do rio, principalmente do povoado de São José dos Bezerros, iam caçar na direção da Serra dos Macacos. Ao adentrar na fauna e flora, se deparavam com o rio. Foi aí que surgiu o povoado Rio Bonito, que em seguida passou a ser chamado apenas Bonito.