TRE

Eleições suplementares serão no dia 2 de julho em Belo Jardim

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/05/2017 às 10:27

Novas eleições serão realizadas no dia 2 de julho em Belo Jardim
Foto: arquivo/Agência Brasil

As eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, serão realizadas no dia 2 de julho. O pleito acontece após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogar a liminar que mantinha o prefeito João Mendonça (PSB) no cargo.

A decisão da data foi tomada em sessão plenária do TRE nesta segunda-feira (22). "Acontece do mesmo jeito que aconteceu em Ipojuca. São as mesmas regras da eleição normal", afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Antônio Carlos Alves da Silva. De acordo com o TRE, estarão aptos a votar todos os eleitores que se encontrarem regularmente inscritos até o dia 1º de fevereiro de 2017.

Ainda segundo o presidente do TRE, haverá desembargadores de plantão no dia, para eventuais ocorrências. Além disto, será adotado um sistema de segurança especial para as eleições.

Prefeito interino

O presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (PV), assume a prefeitura da cidade interinamente, até a realização de novas eleições.

Gilvandro tomou posse no Fórum Desembargador João Paes e em seguida houve solenidade na Casa Custódio Ferreira Mergulhão. O presidente da Casa faz oposição ao prefeito João Mendonça (PSB), que não poderá continuar o mandato.

Ao NE10 Interior, Gilvandro Estrela afirmou que vai encontrar uma prefeitura praticamente falida e listou os problemas identificados na cidade, como falta de raio-x no hospital municipal, não funcionamento do bloco cirúrgico, Central de Abastecimento interditada, ruas na escuridão, violência desenfreada, entre outros.

Ainda segundo ele, só após "sentar na cadeira" será possível identificar as reais condições financeiras da cidade. "A gente vai tomar posse com uma certa apreensão. Vamos fazer formar uma boa equipe, séria, responsável, para fazer a diferença em pouco tempo", afirmou. Gilvandro Estrela completou dizendo que "estancar a sangria dos cofres públicos é uma grande ajuda".

Decisão do TSE

No dia 11 de maio, o plenário do TSE decidiu, por unanimidade, a realização de eleições suplementares em Belo Jardim. João Mendonça, que venceu o pleito de 2016, teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público e coligações adversárias, por "improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito".

João Mendonça concorreu à eleição de 2016 com o registro indeferido, aguardando julgamento definitivo do recurso pela Justiça Eleitoral. Ele estava no cargo amparado por uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes em dezembro do ano passado.