Compesa

Adutora vai levar água da Paraíba para o Polo de Confecções do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/05/2017 às 15:28

Governador Paulo Câmara autorizou construção de adutora nesta quinta-feira
Foto: Roberto Pereira/SEI/divulgação

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), autorizou, na manhã desta quinta-feira (25), a obra de construção da Adutora do Alto Capibaribe, que vai captar água na Paraíba para abastecer oito municípios do Agreste Setentrional do Estado, que integram o Polo de Confecções. A água vem do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

De acordo com o Governo do Estado, a adutora do Alto Capibaribe terá 51 quilômetros de extensão e captará água do Rio Paraíba, entre a cidade de Barra de São Miguel (PB) e o Açude Boqueirão (PB). A adutora contará com duas estações de bombeamento, com uma vazão de 350 litros por segundo. O investimento será de R$ 70 milhões. A previsão é de que a adutora fique pronta em seis meses, a partir do início das obras. A previsão é de que isto aconteça no final deste ano ou início de 2018.

Cerca de 230 mil pessoas serão beneficiadas nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Frei Miguelinho. Os municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho serão beneficiadas de forma indireta, uma vez que haverá mais água disponível no Sistema Sirigi.

Encontro reuniu gestores do Executivo dos municípios beneficiados
Foto: Roberto Pereira/SEI/divulgação

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o governador Paulo Câmara afirma que a obra definitiva para resolver a questão hídrica da região é a Adutora do Agreste. No texto, Paulo lamenta que as obras - com recursos do Governo Federal - tenham ficado "praticamente paradas" entre 2015 e 2016. "Com planejamento, anunciamos diversas obras, como a Adutora do Moxotó, a Adutora do Sirigi, a Adutora do Pirangi e, agora, a Adutora do Alto Capibaribe", afirma.

Anúncio reuniu prefeitos de municípios beneficiados

O anúncio de autorização da Adutora do Alto Capibaribe foi realizado no Palácio do Campo das Princesas durante reunião do governador com prefeitos dos municípios beneficiados. Estiveram no palácio os prefeitos de Vertente do Lério, Renato Sales; Frei Miguelinho, Adriana Assunção; Riacho das Almas, Mário Mota; Jataúba, Antônio Cordeiro; Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira; o deputado estadual Diogo Moraes, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

A Adutora do Pirangi, que leva água do Rio Pirangi, em Catende, na Mata Sul, para o Agreste, já foi entregue; a do Sirigi será inaugurada nas próximas semana e a Adutora do Moxotó tem previsão para ficar pronta em novembro deste ano.