Danos

Após chuvas, Prefeitura de Caruaru faz reparos em hospitais

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/05/2017 às 7:58

Secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, e prefeita Raquel Lyra vistoriaram unidades
Foto: Roberto Pereira Júnior/divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Casa de Saúde Bom Jesus e o Hospital Manoel Afonso foram duas das unidades de saúde que sofreram danos após as chuvas que atingiram Caruaru, no Agreste de Pernambuco, durante o fim de semana.

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) e a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, estiveram na noite dessa segunda-feira (29) para fazer vistoria nos hospitais. Técnicos estiveram nos dois locais para analisar os danos causados pelas chuvas e fazer os devidos reparos na estrutura.

"A maioria das nossas unidades foram afetadas, todas com algum grau de infiltração ou alagamento", afirmou a secretária de Saúde. "Vim aqui nesses hospitais, junto com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria, e técnicos para providenciarmos urgentemente os reparos estruturais para que, assim, as pessoas possam receber atendimento de forma segura", disse Raquel.

De acordo com a secretária, o Manoel Afonso registrou grandes infiltrações e alagamentos e cinco enfermarias precisaram ser interditadas. Houve perda de energia no local. No Hospital do Coração, também foram registradas infiltrações e houve comprometimento da área em que ficam arquivados os prontuários. No Centro de Saúde Auditiva também houve perda de prontuários.

As quatro UPAs municipais tiveram infiltração e alagamentos, além do comprometimento da rede elétrica. Em todas elas, algumas enfermarias foram desativadas. Todas tiveram comprometimento da sala vermelha.

Cirurgias remarcadas

Casa de Saúde Bom Jesus teve cirurgias eletivas remarcadas
Foto: Roberto Pereira Júnior/divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Secretaria de Saúde remarcou para a próxima semana as cirurgias eletivas que estavam marcadas esta semana na Casa de Saúde Bom Jesus. A maternidade municipal foi um dos prédios que mais sofreu danos estruturais. A pasta informou ainda que as cirurgias pediátricas serão mantidas.

Segundo a Secretaria de Saúde, esta medida foi tomada com o intuito de manter os atendimentos de partos da maternidade funcionando normalmente, já que "a Casa de Saúde é a única unidade [municipal] que presta esse serviço".