Barragem Mulungu

Após chuvas, Buíque tem rodízio de abastecimento reduzido

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/06/2017 às 7:58

Barragem Mulungu responde por 65% da água fornecida para Buíque, no Agreste
Foto: divulgação/Compesa

O nível da Barragem Mulungu, em Buíque, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, alcançou 60% da capacidade máxima, 1,3 milhões de metros cúbicos de água, após as chuvas que caíram na região na última semana.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o manancial responde por 65% da água fornecida para Buíque e somado à produção do Sistema do Vale do Catimbau, foi possível diminuir o rodízio.

A partir deste mês, o abastecimento muda para dois dias com água e quatro dias sem, para os 17,8 mil buiquenses. Antes, o calendário de distribuição era de quatro dias com água e oito dias sem. Segundo a Compesa, o volume acumulado em Mulungu garante o fornecimento de água para Buíque até o fim de 2018.

A acumulação de água na Barragem Mulungu começou a subir no fim de abril, quando a barragem registrou 14% do nível e a companhia pôde voltar a utilizar a água do manancial. Mulungu tinha deixado de fornecer água para Buíque em outubro de 2015. Antes das chuvas, o abastecimento da cidade só era feito com o Sistema do Vale do Catimbau, que é alimentado pela água explorada de três poços.

Distrito de Guanumbi

A água da Barragem Mulungu também será destinada ao abastecimento do distrito de Guanumbi, que possui pouco mais de 700 moradores. A localidade, que não estava sendo abastecida pela rede, desde agosto do ano passado, volta a ter água nas torneiras este mês.