Festejos

Começa, oficialmente, o São João de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/06/2017 às 21:07

Quadrilhas, bacamarteiros e trios pé-de-serra dão o tom da festa
Foto: Ana Maria Miranda/ NE10 Interior

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi lançado oficialmente na noite deste sábado (3), em solenidade em frente ao pórtico da Estação Ferroviária, na área central da cidade. No início, poucas pessoas aguardavam a cerimônia, mas à medida em que o tempo passava, outros forrozeiros se juntavam para participar.

Antes da fita simbólica de abertura dos festejos juninos ser cortada, grupos de dança, quadrilhas juninas (entre elas, uma de pernas de pau), bacamarteiros e outras manifestações culturais se apresentavam no Pátio da Estação. Este ano, a decoração conta com bandeiras juninas e balões iluminados, além da tradicional cidade cenográfica.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Raquel Lyra (PSDB), do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lúcio Omena, do secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras (representando o governador Paulo Câmara), do ex-governador do Estado Paulo Câmara, do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Lula Tôrres, secretários municipais, entre outros.

Corte da fita foi realizado no pórtico de entrada da Estação Ferroviária
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

Por volta das 20h, a prefeita recebeu a bandeira de São João e fez o corte da fita. O gesto foi seguido por fogos de artifício, que avisavam à cidade que começou o Maior e Melhor São João do Mundo. Entre os presentes, estavam ainda uma das homenageadas deste ano, a atriz Arary Marrocos, a irmã do já falecido e também homenageado artista plástico Gineton Magalhães e a família do compositor Juarez Santiago (in memoriam), que este ano recebeu um polo em sua homenagem.

"Dizemos às pessoas que venham conferir o que foi feito, a nova linha de decoração, o cuidado com os polos. As outras cidades têm dois ou três polos isolados. Na nossa festa, todos os ritmos são contemplados, é um São João multicultural", afirma o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lúcio Omena. A prefeita Raquel Lyra também enalteceu a valorização da cultura popular. "Esta festa é construída por cada caruaruense, por cada traço nordestino. Tem emprego, tem renda, mas sobretudo felicidade", comemora.

Seis polos no primeiro fim de semana

Após a abertura oficial dos festejos, a comitiva seguiu para visitar os quatro polos de animação na Estação Ferroviária, a maioria já em atividade: Polo do Repente, Polo das Quadrilhas, Polo Juarez Santiago e Casa do Forró. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o principal do São João, apresentam-se a Orquestra de Pífanos de Caruaru, a cantora Elba Ramalho, a banda Fulô de Mandacaru e o cantor Alcymar Monteiro. O NE10 Interior faz a transmissão ao vivo dos shows, a partir das 23h, através do link www.ne10interior.com.br/tv. O Polo Alto do Moura também recebeu atrações durante todo o dia.