Saúde

HRA, em Caruaru, realiza cirurgias de deformidades de coluna

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/06/2017 às 9:53
NOTÍCIA
Leitura:

Hospital Regional do Agreste começou a oferecer o serviço ambulatorial de ortopedia em cirurgia de coluna
Foto: divulgação/SES

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, começou a oferecer o serviço ambulatorial de ortopedia em cirurgia de coluna. O tratamento é voltado para tratar deformidades em crianças e adolescentes com indicação cirúrgica. O primeiro procedimento foi realizado no mês passado; outros três pacientes já estão com cirurgia agendada.

O HRA é voltado para o atendimento de emergência e é referência em traumato-ortopedia, cirurgia geral e bucomaxilofacial de alta complexidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes são referenciados por ortopedistas da região para triagem cirúrgica. Até então, estes pacientes estavam sendo encaminhados para hospitais do Recife.

Deformidades

Segundo a SES, as deformidades são definidas como alterações na forma, tamanho, orientação espacial e nas relações angulares entre as diversas partes da coluna vertebral. Uma coluna deformada é desalinhada; o problema acomete principalmente jovens em idade de crescimento. Caso as deformidades não sejam diagnosticadas e tratadas no início, provocam sequelas graves.

O Hospital Regional do Agreste atende a população da macrorregional Caruaru, que abrange 87 municípios das microrregiões de saúde de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão.

Mais Lidas