Oportunidade

FormaSUS oferta 14 bolsas de ensino integral em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/06/2017 às 10:34

Ao todo, já foram beneficiadas mais de mil pessoas nos cursos técnicos e superiores
Foto: divulgação

O FormaSUS, que oferta bolsas de ensino integral em cursos superiores de saúde para quem concluiu o ensino médio em escolas públicas ou em privadas como bolsista integral, oferece 14 vagas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As vagas são para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Nutrição, na Faculdade Vale do Ipojuca (Unifavip) e na Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces).

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 19 de junho, no site formasus.saude.pe.gov.br. Na página, consta o edital, arquivo com perguntas frequentes e manual explicativo com o passo a passo para realizar a inscrição. A ação faz parte de uma parceria com as instituições privadas de ensino, que utilizam a rede hospitalar estadual como campo de estudo e prática para os graduandos.

Este ano, o candidato poderá concorrer a uma vaga colocando como opção mais de uma instituição ou turno, escolhendo o mesmo curso. Não é possível candidatar-se a graduações diferentes. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2015 e 2016. O resultado preliminar do certame sairá em 30 de junho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, além de Caruaru, são ofertadas vagas em Belo Jardim, Serra Talhada, Vitória de Santo Antão, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo são 101 vagas e os cursos são Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

FormaSUS

O FormaSUS foi criado em 2011 por meio de um decreto e transformado em lei estadual em 2013. Entre 2012 e 2016, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior. A cada dois anos também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico. Ao todo, já foram beneficiadas mais de mil pessoas nos cursos técnicos e superiores.