Saúde

Alunos de escolas públicas recebem atendimento oftalmológico gratuito em Garanhuns

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/06/2017 às 9:35

Objetivo da ação é cuidar da visão das crianças e adolescentes, como forma de melhorar o rendimento em sala de aula e diminuir a evasão escolar
Foto: divulgação

O município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, recebe até o dia 22 de junho o projeto OneSight, que oferece consulta oftalmológica gratuita a 5 mil estudantes com idade acima de seis anos de escolas públicas municipais. O projeto é realizado pela Fundação Altino Ventura e pela Fundação norte-americana OneSight.

Além dos exames, óculos e lentes de grau serão confeccionados e entregues gratuitamente durante a ação. A estrutura está montada na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). O objetivo da ação é cuidar da visão das crianças e adolescentes, como forma de melhorar o rendimento em sala de aula e diminuir a evasão escolar. Pessoas de 21 municípios próximos devem ser beneficiados.

A equipe multiprofissional conta com médicos oftalmologistas, oftalmopediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores, além de 40 voluntários do Brasil e outros países, como Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México e Canadá.

Atendimento de referência

O OneSight também propõe encaminhar para atendimento médico-oftalmológico de referência os portadores de patologias mais graves, que necessitem de acompanhamento especializado na Fundação Altino Ventura. A ação recebe o apoio do Governo do Estado, por meio do programa Boa Visão.