Declarações falsas

MPPE denuncia ex-prefeita e ex-secretários de Lagoa dos Gatos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/06/2017 às 8:32

Ex-prefeita de Lagoa dos Gatos, Verônica Soares, foi denunciada pelo MPPE
Foto: divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou a ex-prefeita de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, Verônica Soares; o ex-secretário de Administração, Arthur Soares (filho da ex-prefeita); e o ex-secretário de Saúde, Cláudio Assunção, por inserir declarações falsas em documento público. Segundo o MPPE, o objetivo deles foi alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante em um processo que requereu o bloqueio das contas do município.

O Ministério Público ajuizou ação civil com pedido de bloqueio das contas públicas, com tutela de urgência, após o Ministério Público Federal encaminhar notícia de fato de que o município estaria atrasando salários dos servidores, apesar de os repasses federais estarem acontecendo normalmente.

Ainda de acordo com o MPPE, em 2016 os denunciados afirmaram em documento público que as contas do município e suas secretarias estariam em dia com o pagamento dos salários dos servidores, questionando a necessidade da tutela de urgência requerida e o ajuizamento da ação civil.

O MPPE comprovou que as informações eram falsas no decorrer do processo, quando testemunhas declararam não terem recebido os vencimentos. A Justiça de Lagoa dos Gatos deferiu liminar para bloqueio das contas e comprovou o falso testemunho.