Suspeita de infarto

Morre ex-vereador de Caruaru José Ailton (Zé+Zé)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/07/2017 às 9:34

Ex-vereador José Ailton, conhecido como Zé+Zé, faleceu aos 63 anos
Foto: divulgação

O ex-vereador de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, José Ailton, conhecido como Zé+Zé, faleceu na madrugada desta terça-feira (4), aos 63 anos. A prefeita da cidade, Raquel Lyra (PSDB), decretou luto oficial de três dias no município. Ainda não há definições sobre velório e enterro.

As informações preliminares são de que ele teria sentido fortes dores de cabeça na noite de segunda, tomado um remédio e ido dormir. Nesta manhã, familiares já o encontraram sem vida dentro de casa, no bairro São Francisco. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto.

José Ailton era filiado ao PDT e começou a trajetória política em 1976, ao lado de João Lyra Filho e Fernando Lyra, quando o José Queiroz disputou a primeira eleição para prefeito.

Em 1988, ficou com a primeira suplência na Câmara Municipal de Caruaru. Em 1992, foi eleito vereador da cidade pela primeira vez. Em 1996, foi reeleito.

Em 2000, renovou o mandato por mais quatro anos e foi eleito novamente em 2008, pela quarta vez. Foi eleito pelo quinto mandato em 2012, com 3.601 votos.

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) decretou luto oficial no município pela morte de Zé+Zé. "O dia de hoje começou difícil com a notícia do falecimento de Zé Aílton. Um grande amigo, um homem íntegro e comprometido. Foi vereador e sempre trabalhou por Caruaru, em especial, pelo homem do campo. Em sua memória, decreto luto oficial. Presto também minha solidariedade a toda família e amigos, nesse momento de tanto dor para todos nós".

Por meio de nota, a Câmara de Vereadores de Caruaru lamentou a morte do ex-vereador: "A Câmara de Vereadores deseja que o vereador esteja na presença do Altíssimo e que os corações daqueles que sofrem a sua perda, sejam confortados pelo Espírito Santo. Nossas condolências à família e amigos a quem deixamos os mais sinceros pêsames", diz o texto.

O ex-prefeito José Queiroz (PDT) também emitiu nota de pesar pela morte de Zé Ailton: "A notícia da morte do amigo Zé Ailton deixa uma lacuna na minha vida pessoal e política. Somos amigos de longas datas e seu jeito autêntico de matuto vai fazer muita falta. Zé sempre esteve ao meu lado e criou o slogan que ficou famoso "Zé + Zé" nas suas campanhas de vereador. No último governo, fez parte da gestão como Secretário de Desenvolvimento Rural e me ajudou a tocar obras importantes como o asfalto da estrada do Murici, terra onde ele nasceu e se criou. Estendo meus sentimentos a toda sua família, em especial à esposa, filhos e à sua mãe, que ele tinha um carinho todo especial e se fazia muito presente".

Inauguração cancelada

Por causa da morte do ex-vereador, a Prefeitura de Caruaru decidiu cancelar a inauguração do primeiro Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), que estava marcada para as 10h desta terça-feira (4), no bairro Vila Kennedy.