Gratuitas

10º Festival de Cinema de Triunfo abre inscrições para oficinas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/07/2017 às 22:15

Cineasta Kennel Rogis vai ministrar oficina "Cinemando - Teoria de Prática"
Foto: divulgação

A 10ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, abriu as inscrições para oficinas gratuitas nesta quarta-feira (5). As opções são "F(r)ricções - Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia" e "Oficina Cinemando - Teoria e Prática".

Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 20 de julho através do email [email protected], com o título "inscrição + nome da oficina". É necessário informar o nome completo, idade, contatos (telefone e email) e enviar uma carta de intenção com até 10 linhas sobre a participação na oficina.

A oficina F(r)icções - Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia terá duas fases: a primeira para formação do júri popular, de 31 de julho a 4 de agosto (15 vagas). A segunda, no período do festival, de 7 a 12 de agosto, aberta ao público (15 vagas). As aulas serão realizadas das 8h às 12h e ministradas pelo doutor em Comunicação (UERJ) e mestre em Educação Tecnológica (UFPE) Márcio Andrade, na Fábrica de Criação Popular do Sesc.

Márcio Andrade vai ministrar oficina "F(r)icções - Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia"
Foto: divulgação

A oficina terá carga horária de 20 horas e nela os participantes irão aprender a produzir análises críticas individuais de cinema em texto e podcasts em formato de mesa redonda, que serão publicados em um site criado especificamente para o projeto. Os filmes a serem debatidos serão exibidos em sala de aula ao longo da oficina, em que serão analisados roteiro, direção, entre outros pontos.

A oficina "Cinemando - Teoria e Prática" é inédita e propõe uma imersão no mundo do cinema, com a proposta de impulsionar o olhar crítico das pessoas para leitura de audiovisual como um todo (cinema, TV e internet), além do surgimento de novos realizadores audiovisuais. Os conteúdos serão ministrados intercalados com exibições de filmes que dialoguem com a temática da aula. Entre os temas abordados estarão história do cinema - processo de criação em audiovisual; ideia, reflexão, estética, linguagem e narrativa; Meu primeiro filme: elaboração do roteiro e de um projeto técnico de produção; Novas mídias, ferramentas para gravação audiovisual (uso do celular), entre outros.

Para esta oficina, serão disponibilizadas 20 vagas, para jovens a partir dos 12 anos. As aulas serão realizadas de 7 a 12 de agosto, na Fábrica de Criação Popular do Sesc, e ministradas pelo cineasta, roteirista, diretor de fotografia, produtor cultural e gestor da Gravura Filmes, Kennel Rogis.