Evento

X Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/07/2017 às 7:56

X Conferência Municipal de Saúde será realizada nesta quinta e na sexta-feira
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

A X Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira (6), às 14h, na Faculdade Maurício de Nassau, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O evento segue até sexta-feira (7). De acordo com a Secretaria de Saúde, a conferência tem como finalidade definir as diretrizes da Política de Saúde do Município e as propostas que farão parte do novo Plano Municipal de Saúde, que será executado de 2018 a 2021.

A conferência tem como tema "A Saúde Que Queremos" e, na abertura, terá apresentação musical de Cris Mendes. A mesa de debate será composta pela prefeita Raquel Lyra, a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, a presidente do Conselho Municipal de Saúde e autoridades.

Entre os objetivos do evento estão reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre o direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação social com representação da população caruaruense; avaliar a situação de saúde e elaborar propostas a partir das necessidades apresentadas.

Relatório final

Uma outra etapa do evento já foi realizada: a fase de mobilização, discussão e eleição de delegados, que aconteceu no mês de junho, com a realização de 78 pré-conferências em toda a cidade. Durante os dois dias de conferência, será realizada a etapa da plenária e relatório final, que tem como objetivo debater, aprovar ou rejeitar as propostas que serão apresentadas e votadas pelos delegados e comissão avaliadora.