Economia

Caruaru cria novos postos de trabalho pelo terceiro mês consecutivo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/07/2017 às 9:51

Este foi o terceiro mês consecutivo de geração positiva de emprego em Caruaru
Foto: arquivo/Agência Brasil

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, criou 365 novos postos de trabalho em junho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), este é o terceiro mês consecutivo de geração positiva de emprego na cidade. Os meses de abril e maio já tinham registrado a criação de novos postos de trabalho.

Segundo o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco Reginaldo, os setores que mais geraram empregos nos últimos três meses foram o de serviços (341 postos), a indústria (168 postos) e o comério (156 postos).

Em 2016, foram 259 postos desativados no mês de junho em Caruaru. De abril a junho de 2017, a cidade gerou 706 postos de trabalho. "A economia está dando sinais claros de recuperação, estancando a perda de vagas que vinha ocorrendo nos últimos dois anos", afirma o auditor fiscal do MTE.

De acordo com a avaliação de Francisco Reginaldo, a recuperação tem relação com as chuvas que caíram na região nos dois últimos meses, além das festividades de São João. A expectativa é de que a tendência positiva continue durante todo o ano de 2017.

Pernambuco e Brasil

O estado de Pernambuco fechou o mês de junho com saldo positivo de 2.726 novos postos de trabalho, segundo dados do Caged. O setor que mais contratou no Estado foi o da indústria da transformação, com 1.566 novos postos criados. A agropecuária gerou 1.380 novas vagas de emprego. Os números representam um crescimento de 0,22% em relação ao registrado no mês de maio.

Pelo terceiro mês consecutivo e pela quarta vez este ano, o Brasil apresentou resultado positivo na geração de empregos. Em junho, foram abertos 9.821 postos de trabalho em todo o País, uma variação de +0,03% em relação ao registrado no mês anterior.