Abastecimento

Barragem enche e racionamento de água em Altinho, no Agreste, diminui

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/07/2017 às 8:27

Barragem de Mondé atingiu o volume máximo, de 250 mil m³ de água
Foto: divulgação/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou uma grande redução do racionamento de água em Altinho, no Agreste de Pernambuco. Segundo a companhia, a melhoria no abastecimento foi possível graças à recuperação da Barragem de Mondé, que estava em colapso há quase um ano. Agora, o manancial atingiu o volume máximo, de 250 mil m³ de água.

O novo calendário de abastecimento já está valendo e estabelece um rodízio de quatro dias com água e 12 dias sem. Este calendário deve vigorar até o fim do segundo semestre. Quando a cidade contava apenas com o Sistema Integrado do Prata, o intervalo era maior, de até 26 dias sem água e quatro dias com.

De acordo com a Compesa, o abastecimento da cidade irá melhorar quando a obra de ampliação da capacidade de produção do Sistema Integrado Prata/Pirangi for concluída. Com o aumento da vazão deste sistema, a Compesa vai reduzir ainda mais o rodízio de Altinho, e melhorar o abastecimento de outros municípios atendidos por meio da Adutora do Prata: Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba.