Mães

Banco de leite do Jesus Nazareno precisa de doações em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/08/2017 às 11:03

Hospital Jesus Nazareno precisa de cerca de 500 ml de leite materno para abastecer os pacientes
Foto: divulgação/SES

O estoque do banco de leite do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está em baixa. A unidade de saúde precisa de cerca de 500 ml de leite materno para abastecer os pacientes. Atualmente, o estoque tem apenas dois litros; esta quantidade é suficiente apenas para quatro dias.

Bebês prematuros ou de baixo peso, internados na UTI, UCI ou alojamento Canguru precisam do alimento. As mães que quiserem doar podem entrar em contato com o número (81) 3719.9338 para receber as orientações. O Hospital Jesus Nazareno realiza cerca de 450 partos por mês, além de mais de mil atendimentos na urgência obstétrica.

Para retirar o leite da mama, a mãe deve utilizar um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que fica na parte interna da tampa deve ser retirado.

O vidro deve ser higienizado com água corrente e sabão neutro antes do processo. Em seguida, os vidros devem ser colocados em uma panela com água e levados ao fogo. Depois que a água começar a ferver, o ideal é deixar mais 15 minutos no fogo. As mulheres interessadas em doar podem entrar em contato com os bancos de leite ou de coleta para ir até a unidade fazer a retirada ou solicitar que o hospital vá até a casa da doadora.