São Joaquim do Monte

Romaria do Frei Damião não será realizada após 23 anos no Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/08/2017 às 7:58

Romaria de Frei Damião foi realizada nos últimos 23 anos
Foto: divulgação

A Romaria do Frei Damião, realizada há 23 anos consecutivos em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, não será realizada este ano. O padre Pedro Antonio Filho, pároco da cidade, emitiu uma nota conjunta com o bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, na noite dessa segunda-feira (31), informando os motivos para o cancelamento do evento.

De acordo com o texto, o custo com produção, organização, e contratação de atrações é alto, e ainda há pendências financeiras de anos anteriores. "Foram buscadas, de modo incansável, soluções para a quitação desses valores. Porém, não foi possível levantar o montante necessário para arcar com os pagamentos das referidas dívidas", diz a nota.

Outro motivo apontado pela paróquia é a situação da rodovia PE-112, nos trechos Camocim de São Félix/São Joaquim do Monte e Formigueiro/São Joaquim do Monte. Segundo o texto, o atual estado da rodovia pode colocar em risco a vida não só dos romeiros como de muitos visitantes que se deslocam até a cidade para participar da Romaria.

A falta de segurança pública também está sendo considerada pela paróquia, não apenas nos dias da Romaria, mas também nos dias que antecipam e sucedem o evento. Além destes problemas, as chuvas que caíram na região nos últimos dias provocaram estragos no acesso ao Santuário do Frei Damião. "O prazo necessário para as intervenções de manutenção ultrapassa a previsão de realização do evento em 2017, o que poderia gerar transtornos do deslocamento dos romeiros e até acidentes", relata.

Ainda de acordo com a paróquia, a estrutura do Santuário do Frei Damião precisa de intervenções como reforma nos banheiros, na Casa de Promessas, na Casa das Velas e outros locais de uso comum dos romeiros.

A paróquia diz ainda que reconhece a importância do evento para São Joaquim do Monte, já que proporciona geração de renda, promoção da cultura local e regional e fortalecimento do turismo. "A Coordenação da Romaria do Frei Damião se compromete a lutar bravamente para alcançar soluções e garantir que no ano de 2018 o Evento Movido pela Fé volte a ser realizado com a grandiosidade de todos os anos", diz o texto.

Romaria de Frei Damião

A tradicional romaria começou em 1993 e chegou a contar com a participação do Frei Damião, nos três primeiros anos. Ele deixou de participar após ficar com a saúde debilitada, e falecer em 1997. O evento, que geralmente acontece durante quatro dias (quinta a domingo) no mês de setembro, atrai milhares de fiéis todos os anos, e a programação inclui confissões, terços, louvores, apresentações culturais, entre outros.