CPRH

Ameaçado de extinção, pintor-verdadeiro é resgatado em Gravatá

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/08/2017 às 8:52

Pintor-verdadeiro ("Tangara fastuosa") foi encontrado em Gravatá
Foto: divulgação/Jonathas Brito/CPRH

Uma moradora de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, resgatou um pintor-verdadeiro, espécie de ave ameaçada de extinção. A técnica em zootecnia Edivânia Bezerra encontrou o pássaro, de menos de 13 cm, com as penas das asas cortadas e uma fratura na cauda, e cuidou da ave por cerca de três meses. O animal foi encontrado no quintal da casa da irmã dela.

A técnica em zootecnia foi a um veterinário, onde descobriu que tratava-se de uma espécie ameaçada de extinção, cujo nome científico é "Tangara fastuosa". Em seguida, ela decidiu entregar a ave à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), nessa terça-feira (2). Lá, a moradora informou que chegou a receber proposta de compra do pássaro, mas recusou.

Técnica em zootecnia Edivânia Bezerra e o noivo, Bernardo Silva
Foto: divulgação/Jonathas Brito/CPRH

O animal será encaminhado nesta quarta-feira (3) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde passará por avaliação e um período de reabilitação, antes de ser devolvido à natureza.

Cetas Tangara

O Cetas Tangara leva este nome em homenagem à espécie encontrada em Gravatá. O "Tangara fastuosa" tem ocorrência apenas em fragmentos da Mata Atlântica em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.