Polo Cultural

IV Festival Literário Arrasta Cordel é realizado em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/08/2017 às 11:40
NOTÍCIA
Leitura:

Evento lembra o Dia do Cordelista, comemorado em 1º de agosto
Foto: divulgação

Começa nesta quinta-feira (3) e segue até o próximo sábado (5) o IV Festival Literário Arrasta Cordel (Flac), na sede da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC), no Polo Cultural da Estação Ferroviária, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A programação conta com palestras, debates, oficinas e declamações, e lembra o Dia do Cordelista, comemorado em 1º de agosto. O evento é gratuito.

Na quinta (3), às 20h, acontece a abertura solene, pelo presidente da ACLC, Jénerson Alves. A palestra inicial é da professora Sabryna Thais, sobre o tema "Cordel: Literatura ou livreto?", apresentando elementos sobre os valores poéticos da poesia popular. Em seguida, o cantor Erisson Porto apresenta o show "A Poesia Popular na Décima do Cantador".

Na manhã de sexta (4), os alunos da rede municipal de educação participação de uma oficina de xilogravuras com o artista Robertson Rodrigues. Na mesma data, o pintor Péricles Barreto ministrará uma oficina sobre pintura e outra sobre artesanato. À noite, o professor Fábio Júnior abordará a temática "Revitalização da Estação e a sustentabilidade da Casa do Cordel", seguido por apresentações do poeta Higino Souza e do artista Carlos Amorim.

No sábado (5), a partir das 9h, haverá uma oficina de cordel, ministrada pelo poeta Meca Moreno. Pela manhã também haverá uma oficina de teatro com o artista Péricles Barreto. A partir das 19h30, o estudante de Letras Davi Geffson, responsável pela página do Instagram "Verdades que rimam", faz palestra analisando o diálogo entre a poesia de cordel e as novas tecnologias. Em seguida, o poeta paraibano Tiago Monteiro fará declamações de poemas.

O evento marcará ainda lançamentos dos seguintes livros e cordéis: "No dizer do poeta" (Wilson China); "Versos de Sonho" (Higino Souza); "As proezas de Antonio de Zefinha" (Alan Thomas); "O passeio das aves", "Venceremos o câncer" e "Dr. Tabosa de Almeida" (Dilma França); "Sorte na bebida, azar no amor" (Tiago Monteiro), "Ser jumento não é pra qualquer um" e "Luiz Jacinto, o famoso Coronel Ludugero" (Nelson Lima); "Pintando o 7 nas rimas da poesia" (Nerisvaldo Alves); "Conversando com o Chaves" (Jénerson Alves) e "Pedro Malazarte e o Ganso Falante" (Carlos Soares).

Confira a programação completa:

3 de agosto (quinta-feira)

20h - Abertura solene Jénerson Alves, presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel.
20h10 Palestra Cordel, literatura ou livreto? Com Sabryna Thais, professora de Línguas
20h40 Erisson Porto canta A Poesia Popular na Décima do Cantador
21h10 Microfone aberto e Coquetel popular.

4 de agosto (sexta-feira)

9h às 12h- Oficina de xilogravura para crianças, com Robertson Rodrigues - Recife. Oficina fechada com alunos de escola da rede municipal.
9h às 12h- Oficina de pintura para crianças com Péricles Barreto. Oficina fechada com alunos de escola da rede municipal.
14h às 17h Oficina de artesanato com canudos, para crianças com Péricles Barreto. Oficina fechada com alunos de escola da rede municipal.
19h30 às 20h10 Palestra Revitalização da Estação e a sustentabilidade da Casa do Cordel. Prof. Fábio Junior (Caruaru)
20h10 às 20h30 Aula espetáculo com Higino Souza Taquaritinga do Norte
20h30 às 20h45 - Microfone aberto. Apresentações voluntárias.
20h45 - Figurinos e Poesias com Carlos Amorim Recife.
21h - Microfone aberto. Apresentações voluntárias.

5 de agosto (sábado)

9h às 12h - Oficina de cordel, 1ª parte para interessados, com Meca Moreno. (Recife)
9h às 12h Oficina de teatro com Péricles Barreto. Ainda há vagas.
14h às 17h - Oficina de cordel, 2ª parte, com Meca Moreno.
19h30 3ª palestra Cordel e tecnologia com Davi Geffson - Caruaru
20h - Declamando e contando histórias com Tiago Monteiro. (Pocinhos-PB) Na oportunidade, estará lançado seu mais novo título: "Sorte na bebida, azar no amor"
20h30 às 21h30 Apresentações artísticas e encerramento

Mais Lidas