Saúde

Palmares ganha centro de reabilitação para crianças com microcefalia

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/08/2017 às 9:54

Centro de reabilitação funciona no Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares
Foto: divulgação/SES

Um centro de reabilitação para crianças com síndrome congênita do zika (microcefalia) foi inaugurado nessa quarta-feira (2) no Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O espaço será referência para o público da III Geres (Mata Sul).

A unidade de saúde irá atender, inicialmente, nove crianças e terá capacidade para receber os casos confirmados da região, mais de 20. O centro de reabilitação ofertará as especialidades de fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutricionista, além de fisioterapia respiratória e motora.

Os atendimentos de reabilitação também são realizados nas dez Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) espalhadas pelo Estado, além de hospitais regionais, grandes hospitais e serviços como a AACD, Fundação Altino Ventura (FAV) e Imip. Desde o início das notificações, em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou 2.357 casos notificados de microcefalia. Destes, 420 foram confirmados.

Reabilitação

Com a inauguração deste centro, todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado contam com pelo menos um serviço de referência para reabilitação de crianças com microcefalia. No fim de julho, a rede de atendimento já havia sido ampliada para as 10 cidades que englobam a XII Geres, que estão sendo assistidas pelo Hospital Belarmino Correia, em Goiana, na Mata Norte. O Estado conta com 32 centros de referência na rede estadual para crianças com microcefalia, sendo 25 com reabilitação.