Recomendação

Água para consumo humano deve ser analisada no Sertão, diz MPPE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/08/2017 às 9:58

Água para o consumo humano deverá ser analisada em cidades do Sertão de Pernambuco
Foto: arquivo/Agência Brasil

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às secretarias de Saúde dos município de Belém de São Francisco e Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, que coletem amostras de água para consumo humano para realização de análises. Segundo o MPPE, os dados das Gerências Regionais de Saúde (Geres) têm indicado a presença de bactérias do tipo Coliformes totais e Escherichia na água.

O material coletado, em pontos anteriores à reservação, deve ser encaminhado às Geres, que analisarão a qualidade da água presente nos sistemas de distribuição nos dois municípios. De acordo com a promotora de Justiça Manuela Capistrano Lins, caso sejam identificadas desconformidades, os responsáveis pelo sistema de abastecimento de água deverão ser informados para solucionar a situação.

O MPPE recomendou ainda que o sistema de informação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) deve ser alimentado. Além disto, deve ser mantida a articulação com a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) quando forem detectadas falhas relativas à qualidade nos serviços de abastecimento.

A 7ª Geres deverá encaminhar os dados referentes à qualidade da água ao MPPE e orientar os respectivos municípios quanto ao procedimento de coleta das amostras. A partir da publicação do documento no Diário Oficial, no último sábado (5), as secretarias municipais de Saúde e a 7ª Geres têm o prazo de 10 dias para informar se acatam ou não a recomendação.