Saúde

Câmara de Caruaru vota projeto sobre parto humanizado nesta quinta

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/08/2017 às 11:22

"Nascer Bem" vai garantir direitos às mulheres gestantes no parto e pós-parto
Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, irá votar nesta quinta-feira (10), às 16h, o projeto de lei "Nascer Bem", que trata da humanização da assistência à mulher e ao recém-nascido durante o parto e pós-parto na rede de saúde municipal da cidade. O projeto de lei nº 7541/2017 foi apresentado pelo Poder Executivo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a sessão ordinária deverá contar com a presença da prefeita Raquel Lyra, da secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, e da secretária de Políticas para as Mulheres, Perpétua Dantas. Um vídeo que enfatiza a importância da humanização da assistência à gestante e ao bebê será exibido antes da votação.

Nascer Bem

O projeto de lei garante às mulheres o direito de escolher as circunstâncias em que o parto deverá ocorrer, considerando local, posição do parto, uso de intervenções e equipe de assistência. O projeto garante ainda que a gestente opte pelos procedimentos que apoiam o parto, que lhe propiciem maior conforto e bem-estar, incluindo a disponibilização de métodos não farmacológicos e farmacológicos para o alívio da dor.