Evento

Feira do Livro do Vale do Pajeú segue até sexta-feira em Serra Talhada

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/08/2017 às 14:29

Feira do Livro do Vale do Pajeú é realizada em Serra Talhada
Foto: divulgação

A Feira do Livro do Vale do Pajeú será realizada desta terça-feira (8) até sexta-feira (11) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Ao mesmo tempo, acontece a terceira edição da Festa Literária de Serra Talhada (Flist).

A programação conta com agenda literária, shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas, contação de histórias, palestras, lançamentos, apresentações artísticas, intervenções e performances poéticas, entre outros. O evento comemora os 70 anos do escritor Raimundo Carrero.

O Grupo Gilvan Santos; o Xaxado Zabelê, criado em homenagem ao cangaceiro Isaias Vieira dos Santos; e os Cabras de Lampião estão na programação. O espetáculo Humor na Feira, montado pelo escritor e poeta Eugênio Jerônimo e o escritor e cordelista Zelito Nunes, será apresentado durante o evento. A direção e a produção são de Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia de Eventos.

O evento terá ainda a encenação do projeto de leitura dramática "Delírios de Criação e Loucura", com as atrizes Fabiana Pirro, Silvia Goes e Ana Nogueira. Elas encenam as personagens femininas de Bernarda Soledade - A Tigre do Sertão, primeiro romance de Raimundo Carrero, publicado em 1975, e de Tangolomango, um dos mais recentes lançamentos do autor, de 2013. Elas irão apresentar cenas das irmãs Soledade (Bernarda e Inês) e da personagem Tia Guilhermina, de Tangolomango em um formato, só com as mulheres, que foi criado especialmente para participação na Feira do Livro do Vale do Pajeú, no dia 10 de agosto.

Uma conferência também será realizada dentro das atividades do evento, com o tema "De literatura e a nossa identidade sertaneja", com o escritor e pesquisador Adriano Marcena, autor do Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana. Em mais de 10 anos de pesquisa, Adriano registrou 15 mil verbetes sobre a cultura de Pernambuco, além de vocábulos e expressões usadas pelos pernambucanos. Um workshop de escrita criativa para jovens e adolescentes está na programação, com o poeta e romancista Sidney Nicéias. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook do evento.