São Joaquim do Monte

Romaria de Frei Damião será realizada este ano, diz bispo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/08/2017 às 10:33

Bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, anunciou que festa será realizada este ano
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

O bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Dom Bernardino Marchió, confirmou nesta sexta-feira (18) que a Romaria de Frei Damião será realizada este ano no município de São Joaquim do Monte, também no Agreste. A festa está marcada para os dias 1, 2 e 3 de setembro.

"Vamos reduzir um pouco a parte cultural e dar destaque à parte religiosa", afirmou o bispo. A programação vai contar com procissão, missas, entre outros. Dom Bernardino afirmou ainda que estará presente na festa no sábado à noite e no domingo pela manhã.

Na sexta-feira (1º), será realizada a tradicional caminhada de Camocim de São Félix a São Joaquim do Monte. No sábado (2) e domingo (3), a programação terá missas, confissões, procissão e apresentações de grupos católicos.

A decisão de realizar a Romaria foi tomada após uma reunião realizada esta semana. No início deste mês, o pároco de São Joaquim do Monte, Pedro Antonio Filho, divulgou uma nota informando que a festa não aconteceria em 2017, após 23 anos consecutivos de realização.

Entre os motivos apontados pelo padre estavam os custos da execução; a situação precária da rodovia PE-112 nos trechos Camocim de São Félix/São Joaquim do Monte e Formigueiro/São Joaquim do Monte; a falta de segurança pública; a necessidade de reforma no Santuário de Frei Damião, entre outros.

Perguntado sobre as dificuldades apontadas pelo pároco do município, o bispo informou que a Prefeitura de São Joaquim do Monte e o Governo do Estado se colocaram à disposição para resolver os problemas.

Romaria de Frei Damião

A tradicional romaria começou em 1993 e chegou a contar com a participação do Frei Damião, nos três primeiros anos. Ele deixou de participar após ficar com a saúde debilitada, e falecer em 1997. O evento, que geralmente acontece durante quatro dias (quinta a domingo) no mês de setembro, atrai milhares de fiéis todos os anos, e a programação inclui confissões, terços, louvores, apresentações culturais, entre outros.