Requalificação

População pode votar no melhor projeto para reabilitação do centro de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/08/2017 às 11:55

Centro de Caruaru, no Agreste, será requalificado
Foto: reprodução/TV Jornal

A população de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pode votar, desta terça-feira (22) até sexta-feira (25) no melhor projeto de reabilitação do centro da cidade. Os planos fazem parte de um concurso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindloja e Unifavip/Devry.

Na disputa, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade apresentaram propostas com foco na mobilidade e acessibilidade, que serão usadas como base para a requalificação do centro da cidade. No início do mês, os grupos participantes do concurso entregaram onze projetos, que foram julgados por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, os quais escolheram as cinco melhores propostas.

Os cinco projetos escolhidos estão disponíveis para votação popular na área externa do prédio da Prefeitura de Caruaru, pela manhã e à tarde. Cada grupo apresentará os projetos em forma de desenhos, com memorial justificativo. A ideia mais votada na segunda etapa ganhará um ponto para a próxima etapa, que será a escolha dos três primeiros lugares. A divulgação será feita no dia 31 de agosto.

Concurso

O Concurso de Ideias para o Plano de Reabilitação do centro de Caruaru foi iniciado em abril deste ano. Os alunos tiveram entre maio e agosto para desenvolver os projetos, baseados em briefings desenvolvidos em grupos de trabalho na Sedeec, com a participação dos parceiros do projeto e de outras secretarias da prefeitura, bem como em pesquisas realizadas com lojistas, funcionários e compradores que frequentam o centro da cidade. A proposta vencedora servirá de inspiração para a reabilitação da área de maior movimentação da cidade.