Sustentabilidade

Projeto itinerante leva magia do cinema para o Agreste e Sertão de PE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/08/2017 às 10:52

Projeto leva cinema de forma gratuita para a população de Caruaru, no Agreste, e Trindade, no Sertão
Foto: divulgação

Um projeto itinerante será realizado nesta quarta-feira (30) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e na sexta-feira (1º) em Trindade, no Sertão, para levar a magia do cinema de forma gratuita para a população. O Cinesolar exibe filmes a partir da energia solar.

Em Trindade, haverá a exibição do longa "Minhocas"
Foto: divulgação

Em Caruaru, a ação acontece na Praça do Artesão, no Alto do Moura. A programação começa às 18h30, com exibição de curtas com a temática da sustentabilidade. Às 19h15, haverá a apresentação do Maracatu Mirim. Em seguida, será exibido o longa "Cine Holliúdy", dirigido por Halder Gomes, com os atores Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo e Falcão.

Já em Trindade, a programação acontece na Academia das Cidades, em frente ao Estádio Municipal Joel Lopes de Souza (Chicão). A partir das 18h30, serão exibidos curtas com a temática da sustentabilidade. Às 19h15, acontecem apresentações de duas duplas da região. Às 19h30, haverá a exibição do longa "Minhocas", animação brasileira-canadense, dirigida por Paolo Conti e Arthur Nunes. Nomes como Daniel Boaventura, Rita Lee e Anderson Silva dão voz aos personagens.

No período da tarde, 30 alunos de 12 a 14 anos da escola municipal Mestre Vitalino participarão da Oficinema Solar, em Caruaru. Em Trindade também será realizada uma oficina para alunos de escolas da região. Durante a capacitação, os estudantes irão produzir um curta-metragem, que será exibido na programação noturna de cada cidade.

O longa "Cine Holliúdy" será exibido em Caruaru
Foto: divulgação

Durante as sessões de cinema, também é realizada a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e o público recebe informações sobre os princípios básicos da energia solar. Além disto, são exibidos produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um relógio de batatas.

Energia solar e sustentabilidade

De acordo com a organização do evento, o Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. O projeto funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam a exibição de filmes e apresentações artísticas, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica.

Dentro da van, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e um estúdio de gravação. Ao chegar no local de exibição, os materiais são retirados do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O Cinesolar começou em 2013 e já realizou 450 sessões e 134 oficinas em 246 cidades do País, ultrapassando 70 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 171 KW, equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada.  O projeto é realizado pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Votorantim Cimentos.