Estado de greve

Professores de Garanhuns fazem paralisação de advertência nesta quarta

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/08/2017 às 11:06

Rede municipal de Garanhuns conta com 60 escolas, na zona urbana e rural
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Os professores da rede municipal de ensino de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, estão realizando uma paralisação de advertência nesta quarta-feira (30). A categoria está em estado de greve e decidiu parar hoje após assembleia na semana passada.

De acordo com o representante do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) em Garanhuns, José Maria da Costa Júnior, a categoria protesta contra a redução da carga horária dos professores, a perda salarial, e pede o cumprimento dos 200 dias letivos para o aluno.

"Todas as escolas estão com professores parados hoje. Alguns com 100%, outros ainda estão dando aula. As escolas estão praticamente sem alunos hoje, a frequência está baixa", disse o professor.

Segundo o representante do sindicato, a rede municipal de Garanhuns conta com cerca de 1.040 professores. A Prefeitura de Garanhuns informou que são 60 escolas municipais. A gestão só irá se pronunciar sobre a paralisação após realizar de um levantamento nas escolas por parte da Secretaria de Educação.

Movimento dos professores

A categoria fez um movimento após a diminuição de 180 para 150 horas da carga horária dos professores do nível 1, um projeto aprovado na Câmara Municipal. A decisão traria prejuízos para a categoria e para os alunos. Os professores procuraram a Justiça e o Ministério Público para tentar reverter a situação. Na semana passada, os professores se reuniram em assembleia, e decidiram, por unanimidade, decretar estado de greve.