Projeto

Atendimentos do Boa Visão começam nesta quinta em Garanhuns

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/08/2017 às 9:55

Projeto Boa Visão realizará atendimentos na UPAE de Garanhuns
Foto: divulgação/SES

Os primeiros atendimentos do Projeto Boa Visão começam nesta quinta-feira (31) na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. No mês de junho, o projeto realizou um mutirão oftalmológico na cidade, atendendo mais de 5,5 mil estudantes e entregando 3,2 mil óculos para os alunos dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres).

A partir desta quinta, a iniciativa será realizada de rotina na UPAE de Garanhuns. Hoje, serão realizados 45 atendimentos na unidade de saúde, no período da manhã. De setembro em diante, serão 180 consultas mensais, voltadas para os alunos da rede estadual de educação da região. O Boa Visão é um programa do Governo do Estado, criado em 2012 pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação.

O projeto tem como objetivo melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na escola. A triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter problemas oculares.

Mutirão atendeu mais de 5,5 mil estudantes
Foto: divulgação/SES

Na UPAE, os alunos serão atendidos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe. No mês de agosto, a UPAE de Caruaru já tinha iniciado os atendimentos oftalmológicos pelo Projeto Boa Visão.

Outras cidades

A iniciativa também foi implantada nas unidades de Limoeiro, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. A cidade de Petrolina será contemplada a partir da segunda quinzena de setembro. Desde 2012, já foram ofertadas mais de 93 mil consultas oftalmológicas e entregues, gratuitamente, mais de 52 mil óculos.